sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Saúde oral, um pequeno passo para uma grande carreira...


Olá amigos!! Hoje vou falar de um assunto que intriga muitas pessoas, como é que um problema dentário pode interferir nas lesões musculares?
Vários jogadores profissionais sofreram na pele o drama de uma lesão muscular causada por problemas dentários, tais como Luisão (Benfica), Luca Toni (Bayern Munique), Ronaldo (Corinthians), etc...
A saúde oral deve ser preservada todos os dias, a escovagem e uso de um bom dentifrico, elixir, uso de fio dental (não é esse, é o outro!! mentes pervesas!!!) e uma boa lavagem da lingua, são fundamentais, além de uma indispensável limpeza semestral no dentista. Além de todos estes cuidados é preciso não esquecer da troca de escova de dentes pelo menos uma vez por ano. Os restos de comida entranhados nos dentes fermenta e dão origem ao aparecimento de bactérias que provocam tártaro, cárie e em casos mais sérios até gengivite.

A limpeza dentária é crucial para evitar todos estes problemas, mas à noite, antes de deitar, é mesmo muito importante uma limpeza completa, isto porque durante o sono temos tendência a ingerir mais saliva do que durante o dia. Caso isto aconteça estamos a "contribuir" para a formação de bactérias que não só afectam a higiene oral, mas também pode afectar todo sitema digestivo. 

Para um atleta, seja ele de alta competição ou um simples atleta casual, o risco de contrair uma lesão muscular é maior, e o tempo de recuperação pode ser maior que o normal, e isto porquê? - Porque o atleta exige mais do seu físico em relação às outras pessoas, e o seu rendimento pode ser reduzido se ele tiver algum distúrbio na sua saúde oral. É preciso planear bem o tratamento do atleta, pois cuidados diferenciados devem ser tomados. Por exemplo: restaurações metálicas não são indicadas, por isso devemos ter cautela na prescrição de medicamentos. A restauração metálica, por ser muito dura e resistente, pode levar à fractura de dentes devido ao impacto sofrido durante a prática desportiva. Desta forma, recomenda-se a restauração em rezina, que no impacto é mais fácil de ser quebrada do que o dente. Alterações orais também podem levar à redução do desempenho do atleta, tais como: engrenagem entre os dentes, respiração oral, perdas dentárias, desordens na ATM (articulação têmporo-mandibular), problemas nos canais, alterações gengivais/periodontais, cárie dentária, raízes residuais, etc. 

Podem levar também ao aumento do risco de lesões (nas articulações dos joelhos, por exemplo) e dificuldade para recuperação de lesões, como as musculares, bem como diminuição da capacidade aeróbica, não aproveitamento do alimento ingerido (comprometimento da mastigação e conseqüente digestão), alterações na postura e na visão, dores de cabeça, zumbidos, estafa e fadiga precoce.

Por isto tudo meus amigos, cuidem da vossa higiene oral, ou correm o risco de "passar ao lado de uma grande carreira..."

Sem comentários:

Enviar um comentário