sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Certezas antecipadas...


Esta semana está particularmente marcada por um acontecimento muito triste... o suicídio de Robert Enke.
Pessoalmente, sendo eu um adepto do bom futebol e dos bons profissionais fiquei muito chocado.
Enke era conhecido como bom profissional, bom companheiro, e sempre bem disposto, mas as turbulências na sua vida pessoal e profissional afectaram-no de tal forma que à já seis anos que sofria de depressões. A luta constante com os momentos negativos que guardava na memória foram fatais e levaram-no ao pior...
Este não é um caso isolado, Camilo de Castelo Branco, Ernest Emingway, Florbela Espanca, Ian Curtis, Kurt Cubain, Vicent Van Gogh, Virginia Wolf, ou até mesmo Adolf Hitler, ou Judas Escariotes... e outros mais que por motivos diferentes decidiram terminar com a própria vida.
O método utilizado varia muito, enforcamento (Ian Curtis e Judas E.), tiro na cabeça (Camilo de Castelo Branco e Kurt Cubain), ou até mesmo um suicidio por envenenamento e com "dia marcado" como o de Florbela Espanca.
A verdade é que estas figuras foram seres humanos como nós, e como tal, todos eles sofreram diferentes pressões ou depressões que os levou a tomar a mais radical das opções... tenham dominado uma das maiores potências do mundo, escrito um grande livro, pintado o mais belo dos quadros, composto a melhor musica, ou até mesmo tenham "tocado o céu" na convivência com Jesus Cristo, estas personagens que são figuras intemporais tomaram a pior das decisões.
Na memória na humanidade tem todos um lugar reservado pelas mais diferentes razões, mas a verdade é que observando as diferentes capacidades de cada de cada um, fica sempre um "amargozinho" na boca e a vontade de começar frases começadas por: "e se...?"
Amigos aproveitem a vida, vivam-na com intensidade, afinal estamos aqui de passagem...


Sem comentários:

Enviar um comentário